O Terminal Central de Integração (TCI) de Piracicaba (SP) fica às escuras diariamente devido à falta de iluminação adequada no local. Usuários do transporte público reclamam da falta de luz e até de segurança no maior terminal de ônibus do município.
As três plataformas do terminal possuem em média, cada uma, 15 lâmpadas de iluminação. Em uma delas, 12 das luminárias não funcionam e uma das três que ainda mantêm o local iluminado não clareia com a mesma força das outras.
Uma auxiliar administrativo de 33 anos, que não quis se identificar, disse que a escuridão é grande no terminal e que tem favorecido a ocorrência de assaltos. “Uma mulher me avisou para colocar a bolsa na frente do corpo porque os roubos têm sido frequentes”, afirmou.
Falta de manutenção
A Prefeitura informou que abriu licitação para a troca do sistema elétrico, da iluminação e do sistema de som do TCI. Segundo o Executivo, a fiação atual tem provocado curto-circuitos em lâmpadas novas, que têm seu tempo útil reduzido a dias e até mesmo a horas. O som ambiente está há pelo menos cinco anos desativado pela falta de manutenção.
Prefeitura reconhece
O próprio poder público reconhece os problemas no atendimento. “Com a execução deste projeto de iluminação, os usuários não mais terão o desconforto com as más condições de iluminação do Terminal Central de Integração pelos próximos 20 anos”, informou a Prefeitura por meio de nota da assessoria de imprensa.
Ainda segundo a Prefeitura de Piracicaba, o sistema de som do terminal também será reformado. A ideia é que o sistema sirva para a prestação de serviços e funcione como som ambiente.
Fonte: G1