Representantes do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região fizeram ato em frente ao banco Luso Brasileiro, na manhã desta quinta-feira (4), na Praça José Bonifácio, no Centro da cidade. O protesto foi contra o Projeto de Lei Federal 4330, que prevê a terceirização de serviços em bancos e empresas, e ainda contra demissões que ocorrerão na agência.
O ponto polêmico do projeto é o que abre possibilidade para contratação de terceirizados em quaisquer áreas das empresas, e não mais só na “atividade meio” como acontece atualmente. “A medida pode prejudicar a categoria, que pode se extinguir”, disse José Antônio Fernandes Paiva, vereador do PT e presidente da entidade. Bancos funcionarão normalmente na quinta.
Demissões do Luso
Apenas a agência do banco Luso Brasileiro ficará fechada a partir desta quinta até que haja um acordo entre a empresa e o sindicato da categoria. A medida ocorre devido às nove demissões previstas na unidade, já que os proprietários vão investir na área de transportes.
“Queremos garantir benefícios aos demitidos até o final de dezembro. Estamos em negociação”, afirmou Paiva. O banco só vai voltar a funcionar após conversa entre o sindicato e diretores do local, mas ainda não há data prevista. O protesto desta quinta compõe uma campanha nacional que acontece em todo o Brasil.
Fonte: G1