O rio Piracicaba, em guia Piracicaba (160 km de São Paulo), voltou a subir na tarde da última sexta-feira (14). O aumento da vazão fez com que a água retornasse dos bueiros e provocasse alagamento na rua do Porto e na estrada do Bongue.
De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio está com 5,80 m na manhã deste sábado, 1,80 m acima do normal. A cidade amanheceu alagada, mas a situação é considerada estável.
O rio Piracicaba é formado pelos rios Jaguari, Camanducaia e Atibaia, que transbordaram nos últimos dias, causando vários danos aos moradores de Campinas, cidade da região.
Na sexta-feira, pelo menos sete famílias deixaram suas casas devido às inundações e proprietários de restaurantes retiraram os móveis do local.
Segundo a Prefeitura de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde mantém, nas áreas alagadas, equipes de servidores que orientam os moradores sobre limpeza e desinfecção em suas residências. O objetivo é, entre outros, evitar a leptospirose. Além de conversar com os agentes, todos recebem folhetos com orientações sobre o assunto.
Fonte: Folha Online