A Rua do Porto, ponto turístico e gastronômico da cidade Piracicaba, interior de São Paulo, foi liberada para o trânsito de veículos na tarde desta quinta-feira (19) pela Defesa Civil. A via foi interditada na madrugada desta quinta-feira devido ao alagamento com o retorno das águas das chuvas pelas bocas de lobo da região.
A liberação ocorreu porque o nível do rio, às 17h, estava em 4,40 metros e o gráfico indicativo da Defesa Civil mostra que o fluxo da água deve cair ainda mais nas próximas horas. Para o rio transbordar, ele precisa atingir a marca dos cinco metros. As equipes da Defesa Civil permanecem no local até as 23h e, se mantiver este quadro de queda, o grupo encerra a operação e retorna ao local a partir das 7h.
A alta do rio fez com que pessoas fossem até o local pescar, o que é proibido nesta época do ano por causa da Piracema, período de reprodução de peixes, que se estende até o final de fevereiro. Uma equipe da EPTV flagrou três grupos de pescadores na região.
Comportas
Mesmo com essa queda na altura do Piracicaba, a CPFL Renováveis informou que as comportas da Pequena Centra Hidrelétrica (PCH) de Americana, instalada no Rio Atibaia, permanecerão abertas até que o nível do reservatório chegue ao índice normal.
Fonte: EpPiracicaba