Mais de 15 mil eleitores que votam na cidade de Piracicaba estão com os títulos eleitorais cancelados. O número representa 5,67% dos 264.546 dos votantes na cidade. Já os com títulos suspensos são 1.728 eleitores.
A informação foi divulgada pelos dois cartórios eleitorais da cidade, o da 93ª zona eleitoral e o da 270ª zona eleitoral. No total, 15.020 eleitores precisam regularizar a situação para votar nas eleições municipais daqui a um ano, em outubro de 2012, quando prefeito, vice e vereadores serão escolhidos.
O chefe do cartório da 93ª zona eleitoral, José Antonio Capelli, explicou que a maior causa de cancelamento acontece quando os eleitores deixam de votar em três turnos seguidos das eleições.
“Com certeza, 99% dos cancelamentos acontecem pela falta de votação que não recebe a devida justificativa. Cada turno da eleição conta como uma falta. Então, em uma eleição com dois turnos, a pessoa já tem duas faltas. Mais uma, sem justificativa, o título é cancelado”, disse Capelli.
Solução
Para reativar o título, o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação, um comprovante de residência e preencher um requerimento. Uma multa de R$ 3,51 por turno perdido também deve ser paga.
Capelli faz um alerta ao eleitores piracicabanos. “O brasileiro tem hábito de deixar tudo para a última hora. Isso é muito ruim, pois a situação fica pesada tanto para nós quanto para os eleitores, que vão ter mais dificuldade para fazer as correções perto da eleição por causa do número de pessoas”, argumentou.
Por causa dos eleitores que deixam para resolver a situação eleitoral perto da votação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza algumas ações esporádicas para sanar o porblema. Os cartórios de todo o Estado de São Paulo fizeram no começo do mês a Semana do Alistamento Eleitoral, quando os locais funcionaram em horário estendido, das 9h às 17h, para atender mais pessoas.
Em Piracicaba, 570 atendimentos foram realizados do dia 3 ao dia 7 de outubro. Desse total, 265 menores de 18 anos requisitaram o título de eleitor e podem votar nas eleições de 2012.
Fonte: EpPiracicaba