Neste sábado (9), as águas do Rio Piracicaba serão navegadas por competidores de alto nível para a primeira etapa do Campeonato Paulista de Slalom. Serão 80 canoístas das cidades de Pirajú, Brotas e São José do Rio Pardo, além dos donos da casa, representados pelos atletas Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba). O destaque está por conta da participação da atleta olímpica Poliana de Paula, 20 anos, representando Pirajú.
Os duelos prometem ser acirrados, uma vez que a vazão do rio está acima do normal, dificultando as manobras entre balizas na forte correnteza. De acordo com a organização da prova, feita pela Federação Paulista de Canoagem com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de todos os campeonatos de slalom realizados na cidade, o rio nunca esteve tão cheio.
“Os atletas de Piracicaba conhecem como ninguém as corredeiras, ondas altas e perigos do rio”, ressalta o técnico Denis Terezani. Ele lembra ainda que os piracicabanos encontrarão fortes adversários, principalmente vindos de Pirajú, como os atletas Anderson dos Santos e Pedro Henrique, ambos de 18 anos, que disputaram seletivas para provas internacionais e conquistaram as melhores pontuações. “Também temos atletas com grandes chances de chegar ao pódio, como os jovens remadores da categoria C2, Thiago Saldanha e Rafael Augusto de Souza”, conclui.
As provas da segunda divisão serão às 10h, próximo a Casa do Povoador. Os atletas da primeira divisão entram na água às 12h, na Ponte Pensil, onde a correnteza é mais forte.
Fonte: Prefeitura de Piracicaba