Número de reclamações diminuiu 27% em 3 anos no Procon de Piracicaba

A combinação de consumidores mais conscientes e empresas mais preparadas reduziu o número de reclamações registradas pelo Procon de Piracicaba nos últimos anos.

Foram 9.851 atendimentos em 2010, uma queda de 25% sobre as 13.136 queixas atendidas no ano anterior e de 27% em relação às 13.509 de 2008, conforme dados divulgados ontem.

Instalado há 19 anos em Piracicaba, por meio de convênio junto ao órgão de São Paulo, o Procon registrou recorde de atendimento em 2006, chegando a receber cerca de 85 pessoas por dia, totalizando 19.755 atendimentos no ano passado.



Em 2010, a demanda média foi de 40 pessoas por dia. No início, o grande vilão dos consumidores eram as relações de inquilinato (cobrança de aluguel adiantado pelas imobiliárias, preço acima dos índices oficiais, desocupação arbitrária, entre outros).


Hoje, os principais problemas estão relacionados a entrega, garantia e montagem de produtos; serviços de telefonia fixa, móvel e 3G, bancos, compras pela internet, cursos livres e consórcios.

Fonte: JP





1 resposta

  1. naides de oliveira paula 29 de março de 2011

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