O número de multas manuais aumentou 43% no primeiro trimestre na cidade de Piracicaba, segundo dados da Prefeitura. As infrações mais cometidas são de estacionamento irregular, falta de cinto de segurança e uso de celulares. Para o especialista de trânsito Agnaldo Pedroso, o crescimento pode ser justificado por penalizações brandas e até pela possível má interpretação dos agentes de trânsito.
No primeiro trimestre de 2012 foram registradas 1.766 multas. Já no mesmo período de 2013 foram aplicadas 2.526. Pedroso relata que os condutores precisam ter mais educação e conscientização. “O cidadão não está sentindo no bolso. É preciso de um aumento no valor da multa, pois, dessa forma, as leis de trânsito seriam respeitadas pelos motoristas de veículos na cidade de Piracicaba”, acredita o especialista.
Pedroso relata que a má interpretação de quem aplica a multa também pode ocorrer. “Às vezes um motorista está trafegando pela rua e coça a cabeça na frente do agente. Então, pode ser que ele ache que a pessoa falava ao celular. Ou pode não ter visto o motorista usando um cinto de segurança. Já em relação a estacionamentos irregulares é mais fácil.”
Durante todo o ano de 2012 foram registradas 7.804 multas manuais na cidade, segundo dados da Prefeitura publicados no site. A reportagem flagrou em maio um agente de trânsito que aplicava multa em um veículo estacionado de forma irregular no prédio do Executivo. O dono do carro estava sem o cartão de autorização de uso de vagas de idosos.
Fonte: G1