Um dos quatro ecopontos de Encontra Piracicaba é alvo de reclamações dos moradores do Jardim Eldorado. A falta de alambrado e o excesso de resíduos da construção civil e de demolições que estão esparramados fora do local indicado para o despejo são apenas alguns dos pontos citados por um grupo de moradores ao EP Piracicaba.
“A cerca está toda quebrada e o alambrado, estragado. Nós sabemos que é necessário que tenha o ecoponto, mas é preciso que ele esteja regular, bem cuidado pela prefeitura. Sinceramente, isso aqui não é mais um ecoponto e sim um lixão mal cuidado”, disse o aposentado Fernando Verdicchio, 55 anos, que mora no bairro há 22 anos.
De acordo com relatos dos moradores, uma senhora que mora perto do ecoponto foi picada por uma aranha dentro do local e teve de ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Ela correu risco de ter a perna amputada porque era uma dessas aranhas bem perigosas”, disse José Luiz Posignolo, 72 anos. Eles afirmam que a mulher foi picada no local.
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), contrata uma empresa terceirizada que disponibiliza um funcionário para ficar no ecoponto das 8h às 18h. “Essa senhora foi picada pela aranha aqui depois das 18h, é preciso que isso seja dito”, rebate Pedro Damião Rodrigues.
O funcionário, entretanto, concorda com a população nas reclamações. “Eu acho que precisa ser melhorado tudo isso aqui também. A cerca está toda quebrada e é justamente por causa disso que essa senhora conseguiu entrar aqui depois do horário em que eu fecho o portão”, disse Rodrigues, que ainda fez questão de lembrar que há uma semana pede para que a empresa envie um caminhão para amontoar o lixo que se espalha pelo local.
Resposta
De acordo com a Sedema, o ecoponto Cecap/Eldorado vai passar por reforma a partir de novembro deste ano. Serão instalados novos alambrados e portão, além da construção de baia coberta e reforma da guarita existente no local. A iluminação também vai ser melhorada. A secretaria informou ainda, por meio de sua assessoria de imprensa, que a retirada dos resíduos dos ecopontos ocorre, pelo menos, duas vezes ao mês.
Fonte: EpPiracicaba