A instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Fórum Trabalhista de Piracicaba (SP) promete reduzir pela metade o tempo de tramitação das ações.
O sistema elimina o uso de papel e permite que advogados na cidade Piracicaba e juízes consultem o conteúdo dos autos em meio eletrônico ou pela internet. O mecanismo de digitalização passou a funcionar nesta quarta-feira (8) na unidade da Justiça do Trabalho de Piracicaba, que abrange ainda as cidades de Saltinho (SP), Águas de São Pedro (SP), Santa Maria da Serra (SP), Charqueada (SP) e São Pedro (SP).
Com a ferramenta, uma ação que levaria um ano pode ser resolvida em um período que varia de dois a seis meses. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região informou, por meio de assessoria de imprensa, que até agora 21 unidades judiciárias de 1ª instância operam o PJe em sua área de jurisdição, que abrange 599 municípios paulistas.
Uma lei federal de 2006 prevê a implantação do processo eletrônico em todas as esferas e instâncias do Poder Judiciário do Brasil. “A Justiça do Trabalho está sendo pioneira na instalação do sistema”, informou a assessoria do TRT da 15ª Região, com sede na cidade Campinas (SP).
A informatização dos processos, porém, a princípio envolve apenas ações novas. O Fórum Trabalhista de Piracicaba recebeu 6.023 processos em 2012 e solucionou 5.718. “Além da importante temática de preservação ambiental, entre outros benefícios, o PJe permite organizar melhor a gestão de recursos financeiros e de pessoal. Outro aspecto diz respeito ao transporte de processos. Com o PJe, essa etapa é feita eletronicamente, em questão de segundos”, informou o TRT em nota.
Fonte: G1