Inversão da Beleza vira tema de exposição de artista em Piracicaba

A exposição “Inversão da Beleza”, do artista piracicabano Claudinei Bettiol, será realizada entre 16 de outubro e 3 de novembro no Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba (SP). São 17 pinturas em acrílica sobre tela, ocupando as duas salas de exposições temporárias. A abordagem é de linha expressiva, revelando aspectos de angústia, medo, ansiedade e morte. A entrada é gratuita.

“É uma oportunidade para refletir sobre questões importantes que a atual cultura nega”, disse Bettiol. Com obras coloridas e diversificadas, o artista usa estes elementos contraditórios para intensificar a dramaticidade. A curadoria é de Cássio Padovani e os quadros estão todos agrupados de acordo com a coloração e linhas de expressão.

“Ao lado do bom domínio técnico existente, é possível reconhecer que o conteúdo da produção de Bettiol é a experiência particular de um homem ansioso, que conhece de perto a angústia, a dor e a finitude num tempo de contínuas ameaças à vida”, afirmou Padovani. No dia 16 de novembro, na abertura da exposição, será oferecido um coquetel ao público presente.



Ainda segundo o curador, o cromatismo atraente das pinturas não tem o propósito de suavizar o horror temático, “mas colabora para acentuar a vertigem sufocante e repulsiva dessas obras, misto de dilaceração e putrefação.” A exposição tem apoio de uma multinacional austríaca, que está sediada em Piracicaba.


“Acreditamos que o contato com esse universo artístico tão particular irá contribuir com discussões internas do público, melhorando a autopercepção. A mostra funciona como registro importante de uma produção de arte em Piracicaba”, afirmou Criatina Hayashi, diretora de RH da Biomin do Brasil.

Serviço:
O que: Abertura da exposição com coquetel aberto ao público, dia 16 de outubro, às 19:30hs
Quando: Exposição de 16 de outubro a 3 de novembro
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Rua Santo Antônio, 641, Centro).





Deixe seu comentário