Indústria fechou 400 empregos na região de Piracicaba em setembro

A geração de emprego industrial na região de Piracicaba apresentou resultado negativo em setembro, aponta balanço do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgado nesta terça-feira (16). Foram fechados 400 postos de trabalho formais em nove municípios (Águas de São Pedro, Charqueada, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Piracicaba, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro).

No acumulado dos últimos 12 meses, o número de demissões é 2.500 maior que o admissões. Somente em agosto, a indústria perdeu 350 vagas com carteira assinada.

O índice do nível de emprego na região foi influenciado pelas variações negativas dos setores de produtos alimentícios, celulose e papel, produtos de minerais não metálicos e de máquinas e equipamentos, que são os mais representativos no cálculo do índice regional. O resultado só não foi pior, de acordo com o Ciesp, devido à variação positiva do setor de veículos automotores e autopeças.



Cenário estadual
Em todo o estado de São Paulo, no acumulado de 2012, a indústria gerou 25 mil empregos. Apesar de positiva, é a menor taxa desde 2006, início da pesquisa, com exceção da crise de 2009. Na leitura dos últimos 12 meses, houve o fechamento de 76,5 mil postos de trabalho, um recuo de 2,85% em relação ao mesmo período imediatamente anterior.


“Devemos assistir certa estabilização e um pequeno aumento do nível de emprego no ano que vem. Eu diria que o pior já passou, o que é uma mensagem otimista. O futuro há de ser melhor”, avaliou o diretor de economia do Ciesp, Paulo Francini.

Fonte: G1 





Deixe seu comentário