A partir da última quinta-feira (16/12) Piracicaba passou a sediar uma das unidades do Floresta Legal, programa desenvolvido pelo Governo do Estado nos parques paulistas. O local escolhido para receber o 28º espaço do projeto Criança Ecológica é a Estação Experimental de Tupi, mais conhecida como Horto Florestal de Piracicaba. A Prefeitura, parceira na instalação deste projeto, vem realizando obras de revitalização no local para receber o projeto voltado para educação ambiental.
Com a presença da Coordenadora de Educação Ambiental do Governo do Estado, Maria de Lourdes Rocha Freire, o evento contou também com a presença de Rodrigo Vitor, diretor do Instituto Florestal entre outras autoridades. O prefeito Barjas Negri e o Secretario do Meio Ambiente do município, Rogério Vidal, deram boas vindas ao projeto que deverá auxiliar o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental – NEA, da Prefeitura de Piracicaba. O evento contou ainda com a presença de professores e alunos de escolas do Distrito de Tupi.
As obras no Horto de Tupi incluem a adequação do espaço de apoio aos visitantes, construção de sanitários, instalação de bebedouros, implantação de trilhas, placas educativas e de sinalização, construção de cinco quiosques e campo de areia. O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, explicou que as obras iniciadas em agosto têm término previsto para o primeiro trimestre do ano que vem. “Esta é a primeira etapa de obras no local”, disse, o secretário e o investimento social de R$ 170 mil reais.
O projeto
O Criança Ecológica integra uns dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, e tem como princípio aproximar a natureza dos futuros defensores do meio ambiente, explicou Malu Freire do SMA “já que é preciso conhecer para preservar”. Voltado para crianças de 8 a 10 anos, o projeto possui a turma dos amigos e dos vilões do meio ambiente, personagens criados para o projeto que estiveram no Horto Florestal para prestigiar o lançamento.
A partir de janeiro de 2011, as escolas poderão participar do Projeto Criança Ecológica, no Horto de Tupi. O programa inclui um roteiro pedagógico e atividades lúdico pedagógica, divididos em duas turmas de manhã e a tarde no máximo 40 crianças cada. As escolas interessadas poderão se inscrever através do site criancaecologica.sp.gov.br.
Fonte: Prefeitura de Piracicaba