Os alunos das escolas da rede municipal de guia de Piracicaba terão aulas de educação empreendedora a partir de 2012. A medida é uma parceria entre a prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da cidade. As aulas serão realizadas em um semestre, uma vez por semana.
As informações são de Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae, convidado do quadro Entrevista da Semana deste domingo (9). A proposta é criar ainda oficinas para os estudantes, como uma locadora de gibis. “Nós vamos capacitar os professores da rede para que dêem ímpeto empreendedor aos alunos”, afirmou. O gerente afirma também que é preciso preparar crianças e jovens e ajudá-los a descobrir se possuem tino para os negócios.
“Percebemos que o fechamento das empresas ocorre mais por uma questão comportamental. Não há um planejamento, o que é também uma questão cultural”, afirmou Cereda. A capacitação será gratuita e o material será distribuído pela prefeitura. As aulas também serão oferecidas aos alunos gratuitamente, como parte componente do currículo. Cereda aponta ainda que há possibilidade de convênio também com o Estado, o que levaria a disciplina para as escolas da rede estadual na cidade.
Durante a entrevista, Cereda falou também sobre a recente aprovação no município da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e da legislação que beneficia também o Micro Empreendedor Individual (MEI). O gerente fala também sobre o que é necessário para se transformar um micro empresário e quais os melhores mercados de atuação na cidade.
Fonte: EpPiracicaba