Três homens fugiram no final de semana, entre este sábado (1º) e o domingo (2), do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba (SP). O presídio fica na Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga a cidade a Limeira (SP).
Segundo informações de boletim de ocorrência, a ausência dos detentos, de 34 e 36 anos, que cumprem regime semiaberto, foi detectada por volta das 21h de domingo (2). Um agente penitenciário foi até o plantão policial para informar a autoridade sobre a fuga dos presos. Não foi especificado no documento a forma como os acusados fugiram.
No sábado (1º), outro homem, de 29 anos, também fugiu do CDP de Piracicaba. A fuga aconteceu no retorno dos sentenciados, que prestam serviços para uma metalúrgica da cidade. O preso jogou um celular sem bateria em um agente penitenciário, depois correu para um matagal ao redor do complexo de detenção.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), no dia 26 de novembro o CDP estava com 1.620 detentos para uma capacidade de 512 presos. A SAP confirmou as fugas e informou que as alas de progressão penitenciária são destinadas para presos de regime semiaberto e não dispõem de segurança armada e nem são cercadas por muralha.
“Os presos do regime semiaberto têm permissão para usufruírem de cinco saídas temporárias por ano, onde se dirigem para a residência de seus familiares. Quando o preso não retorna à unidade prisional, seja da saída temporária ou de trabalhos externos, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado”, informou a SAP, em nota.
Fonte: G1