O Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba e a ONG Vira Lata Vira Vida vão iniciar, a partir de outubro, o Projeto Itinerante de Castração nos Bairros. A ação pretende cuidar de cães e gatos nos bairros periféricos atendidos pelo PSF (Programa Saúde da Família) e pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). Duas estruturas infláveis serão montadas para a realização das cirurgias.
O principal objetivo das castrações é reduzir o número de crias indesejadas que são abandonadas. Com a esterilização dos cães e gatos haverá também redução na ocorrência de tumores de mama, testículo, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos (TVT, transmitidos através da cópula entre os animais).
Segundo dados do CCZ, de 2009 a 2012 já foram castrados 7.207 animais, sendo 4.826 cães e 2.381 gatos. Considerando apenas os números de 2012, de janeiro a agosto, foram 1.430 cães e 566 gatos castrados. Esse ano, a previsão é que sejam castrados 40 animais por visita.
Ainda não foi definida a periodicidade em que o projeto irá visitar os bairros, nem quanto tempo as estruturas ficarão montadas em cada local. A organização ainda não apontou a data para a primeira visita, informando somente que ela acontecerá no bairro Cantagalo.
Fonte: G1