A direção do Fórum de Piracicaba (SP) planeja instalar, ainda este ano, mais uma Vara Criminal na cidade. O aumento implica na chegada de mais um juiz para a área, que conta com três titulares e um magistrado auxiliar. Só em 2012, aproximadamente 8.000 ações criminais foram distribuídas no Judiciário local.
O diretor do Fórum, Wander Pereira Rossette Júnior, disse que a chegada de um novo juiz para a área criminal deve reduzir a média de duração de tramitação dos processos de seis para três meses. Um juiz auxiliar para as outras Varas também é um objetivo de Rossete, que estima a chegada de ambos para 2013.
“Estamos pleiteando junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo mais uma Vara Criminal e esperamos reduzir a duração das ações para no máximo três meses. Esse juiz auxiliar serviria também para todas as Varas”, explicou. Um objetivo antigo do diretor da Comarca é construir um Fórum reservado para a área criminal.
Fórum criminal
Rossette explicou que a obra é uma prioridade local e estadual, mas não deu prazo para que seja executada. Um Fórum criminal melhoraria problemas de falta de espaço para a Justiça atualmente, que já tem repartições funcionando fora do prédio central, de acordo com o juiz. O projeto prevê que a Prefeitura de Piracicaba ceda o terreno e o governo do Estado realize a construção na cidade de Piracicaba.
A logística para transporte de presos também seria facilitada, segundo Rossette, pois a chegada de um criminoso ao Fórum demanda medidas de segurança em todo o bairro, o que atrapalha casas e comércios vizinhos. A ideia é que a nova área permita as operações sem comprometer o cotidiano do entorno.
Fonte: G1