A duas semanas do fim do prazo para entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), 59% da população de Piracicaba (SP) ainda não fez a declaração, segundo dados da Delegacia Regional da Receita Federal. A expectativa é que 81 mil pessoas apresentem o documento no município, mas até agora somente 32.760 o fizeram.
“Nós nunca tivemos problemas de recepção nos últimos dias, mas estamos preocupados com esse montante que é mais da metade do que temos que receber”, explicou o delegado regional da Receita Federal Luiz Antonio Arthuso.
Segundo ele, 12 a 15% das pessoas entregam a declaração apenas no dia 29 de abril, véspera do encerramento do prazo, data em que normalmente é a mais movimentada. “As pessoas têm dificuldades para encontrar os documentos e vão deixando para a última hora, mas é importante tentar adiantar ao máximo a declaração para não ter problemas no final.”, afirmou Arthuso. O imposto de renda deve ser declarado por todos os trabalhadores que ganharam a partir de R$ 23.499 no ano de 2011.
Região
Em relação à região de Piracicaba, que abrange 25 cidades da jurisdição da delegacia da Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 266.210 declarações. Entretanto, até o momento chegaram somente 110.763 e ainda faltam 58% de declarações.
Como declarar
O programa do IR deste ano e o aplicativo necessário para enviar o documento estão disponíveis para download no site da Receita Federal. O programa não pode ser baixado em tablets ou smartphones.
A declaração poderá ser enviada até 30 de abril pela internet ou via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.
Fonte: G1