A Câmara da cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, terá canal aberto em TV digital no primeiro semestre de 2012. A informação foi dada nesta quarta-feira (22) pela diretora administrativa e financeira do Legislativo de Piracicaba, Kátia Garcia Mesquista. A expectativa é que, entre maio e junho, os 16 vereadores que podem ser candidatos à reeleição tenham espaço garantido, 24 horas por dia, na tela. O canal poderá ser sintonizado por aparelho equipado com o conversor digital.
Hoje, as TVs Câmaras locais são restritas a faixas limitadas em canais por assinatura ou horários comprados em emissoras abertas. “A informação que tenho é que a liberação de Piracicaba sairá no segundo lote”, afirmou Kátia. No primeiro pacote, que já tem 16 cidades liberadas, estão capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre, além de municípios do interior paulista como Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e as mineiras Lavras e Sete Lagoas.
A transmissão da TV Câmara de Piracicaba atualmente é feita pelo canal fechado NET. “O processo de aprovação está quase certo em Brasília. Tenho esta informação por meio de um deputado estadual”, afirmou Kátia. Ainda segundo ela, ao menos dez cidades devem ter a liberação de canal na TV aberta já em março deste ano. “O objetivo é promover a divulgação dos trabalhos e dos atos Legislativo da cidade”, finalizou.
De acordo com a diretora da TV Câmara em Piracicaba, Marisa Libardi, o sinal digital já foi liberado pelo Ministério das Comunicações. Mas é a Câmara dos Deputados, em Brasília, que vai fazer o trâmite entre os legislativos. “Estamos apenas esperando a assinatura do convênio entre as câmaras, previsto para fevereiro”, afirmou. O atraso, segundo ela, deve-se à ampliação do sinal para os estados de Goiás e Mato Grosso. “Eles querem juntar tudo em um pacote só”, afirmou.
A TV Câmara de Piracicaba poderá ser sintonizada pelo canal 61.
Preparação
A Casa já se prepara para a transmissão do sinal da Câmara via TV aberta. Seis novas câmeras robotizadas serão instaladas no Legislativo: três no plenário e três no salão nobre. O pregão para licitação da compra dos equipamentos será realizado na próxima sexta-feira (24), na própria Câmara. “A proposta é que elas sejam instaladas já em março, quando devem terminar as obras de reforma do prédio”, afirmou Kátia.
Com a instalação dos equipamentos, a Câmara pretende cortas as horas-extras de quatro funcionários que manipulam câmeras manuais para as sessões camarárias. “Os equipamentos robotizados não vão precisar dos servidores que já atuam no período normal ao longo do dia. Terei apenas um deles à noite para operá-las”, finalizou Kátia. Ela não soube informar qual será o custo investido nas câmeras, porque o processo de licitação ainda está aberto
TV Câmara
A chefe do núcleo de conteúdo e programação da TV Câmara de Brasília, Alessandra Anselmo, confirmou que Piracicaba é uma das cidades com as quais a Câmara dos Deputados assinou um acordo para implantação do canal digital. Mas ela não soube dizer o prazo para a instalação.
Fonte: G1