Mais uma fornecedora de peças do Grupo Hyundai Motors foi notificada e parcialmente interditada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) na manhã de terça-feira (29) em guia Piracicaba. A Prefeitura, que agora centralizou as informações do Centro, só respondeu na manhã desta quarta-feira (30) aos questionamentos do EP Piracicaba sobre esta fiscalização na Hyundai Mobis, onde foram identificadas várias irregularidades.
A empresa foi notificada pela ausência de equipamentos de proteção individual (EPI), sem certificado de aprovação, e por ter banheiros insuficientes e ausência de limpeza. A reportagem apurou que havia um banheiro para cada 27 trabalhadores no local. Não há informações de chuveiro. A nota do Cerest não informa o número de banheiros para cada trabalhador.
Instalações sanitárias, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR/18), devem conter lavatório, vaso sanitário e mictório na proporção de um conjunto para cada grupo de 20 trabalhadores. Já o chuveiro, na proporção de uma unidade para cada 10 funcionários, segundo apurou a reportagem.
Interdição
Por meio de nota, enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura, o técnico em segurança Alessandro Silva informou que esteve no local, segundo acordo assumido entre o Centro e o Ministério Público do Trabalho (MPT), que prevê diligências semanais em obras na cidade.
Foram encontradas outras irregularidades: cinco refeitórios e cinco vestiários inadequados; armazenamento de inflamáveis de forma incorreta; e andaimes sendo utilizados de forma errada. Houve a interdição de todas essas áreas pelo Cerest.
Foi interditado também um painel elétrico e instalações elétricas que ofereciam riscos graves e iminentes. A nota da prefeitura diz ainda que “a empresa deve arrumar imediatamente por não se tratar de situação complexa e pela necessidade da empresa de usar a energia”.
Outro lado
A reportagem tentou localizar representantes da empresa na manhã desta quarta, mas não conseguiu até as 12h30 da data. O reportagem conversou com uma funcionária da empresa que informou que a Mobis não havia sido notificada até as 13h45 desta quarta-feira.
Fonte: EpPiracicaba