Geração de renda e redução das despesas. É desta forma que duas comunidades da cidade de Piracicaba serão beneficiadas pela continuidade do projeto de alunos da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatec), que foi finalista deste ano na Gincana Impacto Zero de sustentabilidade, promovida pelo SWU. Em nova etapa, o projeto agora será aplicado com caráter social, além do ecológico.
De acordo com a professora coordenadora do estudo, Márcia Nalesso Costa Harder, a etapa atual do projeto é viabilizar a conclusão de um ciclo sustentável perfeito. A dinâmica do estudo tem início com a doação de restos de óleo de cozinha pelas pessoas da comunidade. O líquido chega à Fatec, que o converte em biodiesel e, do processo, resulta um resíduo, a glicerina, que ainda não tinha um destino adequado.
“Neste momento, descobrimos uma forma de transformar a glicerina em sabão, que será doado de volta às comunidades, encerrando o ciclo. Também oferecemos a eles a informação técnica de produção deste sabão para contribuirmos para a geração de renda”, explica Márcia.
As duas comunidades beneficiadas são Santa Sé 1 e 2. O projeto está inscrito em um novo concurso de estudos sustentáveis e, caso a instituição seja premiada, o projeto estará em pleno funcionamento num prazo de 90 dias.
“Nós temos muito gasto com equipamentos e reagentes. Caso o prêmio em dinheiro não saía, vai demorar mais do que a gente gostaria para a implantação, mas, ainda assim, é viável”, explica a professora.
Para a estudante Karen Lopes, de 20 anos, uma dos dez estdantes que trabalham na pesquisa, a grande gratificação do projeto é vê-lo transformado em benefício para a sociedade.
“O grupo todo está confiante que vamos ganhar o prêmio. Vamos aplicar o projeto na comunidade e ajudar a gerar renda. Isso é muito legal”, disse.
Fonte: EpPiracicaba