Agentes de saúde atuam como recepcionistas em UPAs e postos de Piracicaba

O local de trabalho dos agentes de saúde é, em tese, na rua. Apesar da função de visitar famílias para prevenir e identificar problemas na população, entretanto, em guia de Piracicaba, estes servidores têm sido utilizados para preencher um déficit de funcionários de recepção nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde.

Convidado do quadro Entrevista da Semana deste domingo (16), o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, assume o remanejamento dos agentes, diz que ele é realizado para otimizar a verba do setor e ainda admite que os trabalhadores, apesar de exercerem a função de atendentes, também são obrigados a cumprir a meta de famílias visitadas.

Segundo apurou o EP Piracicaba, há agentes de saúde com acúmulo de função ao atuarem como recepcionistas em todas as unidades de saúde da cidade. O secretário fala com segurança sobre o uso desses servidores nessas funções. Para ele, é justificável este tipo de posicionamento, já que é necessário gerenciar de forma mais viável a verba da saúde, que o titular da pasta diz ser apertada.



A pasta é a que recebe a maior fatia do orçamento do município. Em 2012, está previsto o direcionamento de 30% da receita de Piracicaba para a área da saúde. Cárdenas fala, durante o bate-papo, da forma como assumiu a secretaria e as melhorias que já foram realizadas em sua gestão que se estende desde o primeiro mandato do prefeito Barjas Negri (PSDB).


“Quando eu assumi, a saúde estava cheia de dívidas. Hoje, temos nossas contas em dia”, diz com orgulho o secretário. Cárdenas mostrou números, falou sobre a precariedade das UPAs que, segundo ele, é o ponto mais frágil de sua gestão.

“Estou na reta final. Tenho muito orgulho de ser secretário de saúde de Piracicaba, mas ainda não sei se continuo”, disse quando questionado sobre sua permanência no cargo após as eleições do ano que vem. Acompanhe abaixo os principais trechos da conversa.

Fonte: EpPiracicaba





Deixe seu comentário