Hyundai: modelo produzido em Piracicaba terá preço popular

O primeiro modelo que a Hyundai Motors Brasil vai produzir na cidade de Piracicaba será inédito. A montadora ainda não definiu o nome do protótipo. A faixa de preço do veículo deverá ficar entre R$ 30 e R$ 40 mil – o que o faz participar de uma fatia popular para o consumo interno –, de acordo com o diretor de relações públicas da empresa coreana, Mauricio Jordão. A informação foi revelada ontem pela manhã, durante coletiva à imprensa que marcou a chegada da maior máquina a ser instalada na linha de produção da empresa.

A montadora deve começar a funcionar em abril de 2012. Entretanto, somente em fase de testes. A produção em escala comercial terá início em novembro, quando o protótipo começará a ser produzido. O carro será um veículo hatch médio – semelhante ao Stilo, da Fiat, e ao 307, da Peugeot.

“Vamos começar por ele e, após um tempo, podemos atender ao mercado externo. Mas, por enquanto, o carro será somente para o mercado interno, que é onde pretendemos aumentar nossa participação”, afirmou Jordão, ao ressaltar também que, em sequência, outros dois modelos da mesma família do veículo serão feitos na cidade.

Durante este estágio, mais de 5.000 pessoas estarão trabalhando diretamente na produção dos carros – na Hyundai (2.000) e também nas outras nove empresas coreanas fornecedoras de peças (3.000). Ao todo, serão gerados mais de 20.000 empregos indiretos. Hoje, 250 pessoas estão trabalhando no Parque Automotivo. A montadora deve produzir cerca de 150 mil veículos anualmente.


O período para o início da contratação de mão de obra deve acontecer a partir do primeiro trimestre de 2012, embora uma equipe de 80 pessoas tenha sido enviada no último mês à Coreia para treinamento.

Segundo Jordão, os veículos produzidos na cidade terão índices superiores aos 65% de nacionalização conforme exigido por legislação sancionada pela presidente Dilma Rousseff.



“Esse foi o compromisso que firmamos ao trazer as fornecedoras da Hyundai à cidade, mesmo sem saber que tal medida seria tomada. Portanto, os preços serão competitivos dentro do mercado interno”, disse o diretor.

A cidade irá abrigar a produção do hatch, de um sedã e também de um crossover – todos da mesma família do primeiro. Os motores produzidos serão 1.0 e 1.6. A montadora coreana também vai montar seus primeiros modelos movidos a biocombustível.

Prensa de 2,3 mil toneladas é a maior

A maior máquina a ser instalada na linha de produção da Hyundai Motors Brasil, em Piracicaba, chegou à unidade ontem pela manhã. O equipamento vai produzir peças de aço que compõem a carroceria dos carros desenvolvidos para o mercado brasileiro. A capacidade de produção da prensa é de 637 peças por hora.

Conforme o molde instalado, ela será responsável por transformar chapas de aço em mais de 15 itens diferentes, entre eles tetos, capôs, portas e pára-lamas. Após a primeira prensagem, outras três máquinas terminarão a conformação das peças com duas prensagens de 1.000 toneladas e uma de 800 toneladas, respectivamente.
A instalação da prensa demandará cinco meses. A previsão é de que, a partir de 2012, a máquina esteja em funcionamento para os testes da produção.

A decisão da Hyundai em importar o equipamento se deve ao fato de não haver no mercado brasileiro um modelo similar que englobe funcionalidades e possua a mesma produtividade de peças por hora da prensa.

“O evento de hoje (ontem), não representa apenas a chegada de um equipamento importante. Ele deixa em evidência grandes esforços empenhados por todos os envolvidos, o que possibilitou finalizar a construção dos prédios da fábrica e, efetivamente, iniciar os preparativos para a produção dos automóveis”, comentou o presidente da Hyundai Motor Brasil, Seong-Bae Kim.

Fonte: Tribuna Tp





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