A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente da cidade de Piracicaba) continua a instalação dos equipamentos da Praça do Idoso no Parque da Estação Paulista. O investimento é de R$ 47 mil. A montagem dos equipamentos deve ser concluída até a próxima semana. Além do Parque Estação da Paulista, a Praça Tibiriçá, no centro da cidade, também receberá a academia.
O espaço é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba. A praça é composta por cinco estações autoexplicativas, com equipamentos de madeira que tem como objetivo é fortalecer a musculatura das pessoas nesta faixa etária, bem como melhorar a amplitude articular, equilíbrio e a flexibilidade física.
As instalações terão aproximadamente 480 m² de área, dividida em modalidades, chamadas estações de exercício: estação ergométrica, estação senta-e-levanta, escada e rampa, barras paralelas, escada de dedo e ombro. Os principais equipamentos instalados serão rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar.
De acordo com o secretário de Esportes, o médico Pedro Mello, as atividades físicas auxiliam no desempenho corporal de pessoas da terceira idade. “Sem a musculatura fortalecida podem ocorrer desequilíbrios e quedas principalmente em casa. Os exercícios melhoram a condição cardíaca e respiratória, assim como diminui o efeito de doenças metabólicas, promovendo a saúde e qualidade de vida, dando longevidade”, disse.
Investimento para atividade física
A Prefeitura de Piracicaba mantém cinco academias ar livre que atendem mais de 400 pessoas por mês. A Selam oferece aulas gratuitas e aberta à população. As unidades estão localizadas na Paulista (Parque de Lazer da Estação Paulista), Parque da Rua do Porto, Nova Piracicaba (avenida Cruzeiro do Sul), Piracicamirim (Parque de Lazer Piracicamirim – avenida Zelhner), Santa Terezinha (Parque Regional de Santa Teresinha – Rua Adelmo Cavagioni)
A academia ao ar livre trabalha membros inferiores e superiores sem causar impactos durante a atividade física. O uso correto e regular dos equipamentos possibilita benefícios ao sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, além de fortalecimento da musculatura. Os aparelhos são feitos em tubo de aço carbono, rolamentos blindados, pintura eletrostática a pó e pinos maciços, materiais próprios para uso ao ar livre.
Fonte: Canal Rio Claro