Moradores das ruas Barra Bonita e Peruíbe, no Parque Piracicaba (Balbo), estão indignados com a matança de sete gatos ocorrida desde a última sexta-feira (8) na cidade de Piracicaba. Os animais apareceram mortos nas vias e em algumas residências. A população acredita que os felinos morreram após comer alimentos com venenos jogados nos telhados.
A dona de casa Sandra Mineiro, de 46 anos, disse encontrou o seu gato morto na porta de entrada da sua casa, logo pela manhã de sexta-feira. “Agora estou com medo, pois tenho outros três gatos que estão praticamente presos em casa depois dessa matança”, contou. Outros dois animais de vizinhos de Sandra, que mora na rua Barra Bonita, também morreram.
Já na rua Peruíbe foram quatro animais mortos. “O povo acha que é mais de sete, pois tem gato que está desaparecido”, afirmou Sandra. Um dos gatos apareceu morto no caminhão de um morador. “É veneno, não tenho dúvida”, disse a dona de casa. A moradora acredita que alimentos com veneno estão sendo jogados nos telhados.
“Só os gatos é que sobem no telhado e são eles que estão morrendo. Se fossem jogadas iscas em outro lugar, os cachorros também tinham sido envenenados”, afirmou Sandra. O Centro de Zoonoses da prefeitura informou que não foi comunicado sobre o caso, mas orienta os moradores a fazerem um boletim de ocorrência.
O vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) esteve no local para falar com os moradores. Segundo o parlamentar, a preocupação agora é com os cães, que podem ser pegos nas mesmas armadilhas colocadas para os felinos. Como os gatos mortos já foram enterrados, a análise dos animais e a confirmação ou não de envenenamento foi prejudicada.
Se o envenenamento foi constatado e o autor identificado, a multa é de R$ 150 a R$ 1,5 mil, além de ser julgado nas áreas criminal e cível.