Com expectadores, Corpo de Bombeiros realiza treinamento com o Águia em Piracicaba

O Corpo de Bombeiros de Encontra Piracicaba realizou, nesta terça-feira (5), um treinamento de salvamento em água com a ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar. A ação foi praticada na lagoa Santa Rita, no bairro de mesmo nome.

“O objetivo desse treinamento é criar um certo protocolo na ação do Águia quando for acionado para ajudar no resgate das pessoas que estiverem em água”, explicou o 1º tenente dos Bombeiros, Alexandre Garcia Vieira.

Viera disse que o helicóptero foi bastante acionado para esse tipo de resgate no início do ano, quando chuvas fortes atingiram a cidade e o Rio Piracicaba transbordou, deixando várias famílias em situação complicada.

De acordo com a Polícia Militar, a prática é necessária para estabelecer um padrão de como agir nos casos que necessitem do apoio do Águia. No total, oito bombeiros salva-vidas participaram da atividade desta terça.


Veja a galeria completa de fotos do treinamento

“Muitas vezes, por exemplo, o Águia acabava ficando em uma posição que dificultava a descida do salva-vidas. O que nós vamos fazer aqui também é esse procedimento de enquadramento da aeronave para que o resgate seja feito o mais rápido possível”, contou Viera.



Na atividade realizada, um bombeiro é deixado na lagoa e se passa por vítima de afogamento. O helicóptero da Polícia Militar se posiciona para que o bombeiro responsável pelo salvamento se atire na água e chegue ao socorrido. Os dois são retirados do local depois disso.

O treinamento se estende até a próxima quinta-feira (7). São três equipes com oito bombeiros que passarão pela ação, uma a cada dia. Na semana passada outros treinamentos já foram realizados. “A agilidade no transporte de pessoas socorridas em locais de difícil acesso foi um dos pontos das atividades da semana passada”, explicou o tenente.

Local perigoso

Não por acaso a lagoa santa Rita foi escolhida para a realização do treinamento. “Já morreu muita gente aqui nessa lagoa. O local é muito perigoso e as pessoas muitas vezes não têm o cuidado necessário quando vêm brincar”, disse Alfredo Carlos, morador de um bairro vizinho.

Várias placas de aviso do perigo que a lagoa oferece estão no local. “Realmente, muitas pessoas já vieram a óbito nessa lagoa. É falta de cuidado. Precisa ter atenção redobrada, mesmo porque tem uma parte dela que é bem mais funda, tem tocos de madeira que atrapalham o nado. É preciso muito cuidado”, alertou Viera.

Fonte: EpPiracicaba





Deixe seu comentário