Feira Internacional de artesanato traz 20 países para Piracicaba

A diversidade de cores e objetos revelam as características e perculiaridades dos 20 países e 11 estados brasileiros que participam da Artvale – Feira de Artesanato Internacional, que acontece até 26 de junho, das 14h às 22h, no Clube de Campo na cidade de Piracicaba.

A habilidade dos artesãos pode ser percebida em cada detalhe nos 80 estandes. Ao chegar à feira, o visitante percebe que seu ingresso vale como um passaporte, já que cada país participante traz o mais típico artesanato de seu estado ou nação.

“Eu achei bem interessante, nunca tinha ido a uma feira com a variedade daquelas. Para mim foi realmente uma novidade”, comentou o empresário José Carlos Hentz.

Piracicaba, com sua tradicional produção de arte, não poderia ficar de fora: dez artesãos cadastrados na Secretaria Municipal de Turismo (Setur) também participam do evento.


“Para nós é uma ótima oportunidade de mostrar o artesanato da cidade e região já que a feira tem um espaço de circulação bastante grande, tem sido muito movimentada”, comemora o artesão Ricardo Eiras Messina, que atua na cidade há três anos.

Para Messina, o contato com as diversas culturas e diferentes técnicas também é muito enriquecedor. “É interessante observar que ainda que a matéria-prima seja a mesma, os motivos são bem variados, por exemplo, na África, eles trabalham com fauna, tribos, rostos e máscaras na madeira, fazendo um artesanato bem peculiar”, destaca.



Formato

Famoso em todo mundo, o formato da Feira Internacional de Artesanato teve origem na Europa em cidades como Milão, Lisboa e Munique há cerca de 20 anos. Atualmente, várias feiras similares viajam pelo Brasil e pelo mundo levando o artesanato de diferentes locais do planeta, possibilitando o acesso mesmo a quem não viaja. É a primeira vez que Piracicaba recebe uma edição como esta.

Gastronomia

A feira também é uma oportunidade de experimentar a culinária de alguns países e estados. No estande de Portugal há o famoso pastel de Santa Clara, assim como toda a variedade de doces à base de gema de ovo. No estande da Tunísia há os mais diversos doces árabes.

O Brasil também é representado pelo estande do Rio Grande do Norte, que traz vários tipos de castanhas, cocos e frutas secas típicas da região; do Rio Grande do Sul com queijos e salames e ainda os saborosos doces mineiros, com uma variedade de 31 tipos diferentes.

Serviço
O quê: Artvale – Feira Internacional de Cultura e Artesanato
Quando: até  26 de junho – das 14h às 22h
Onde: Clube de Campo de Piracicaba (Avenida Torquato da Silva Leitão, 297, São Dimas)
Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,5 (idosos e sócios do clube); crianças menores de 12 anos não pagam.

Fonte: EpPiracicaba





Deixe seu comentário