A Prefeitura de Piracicaba suspendeu por tempo indeterminado o processo licitatório referente à PPP (Parceria Público-Privada) do lixo. A abertura dos envelopes com as propostas da empresas interessadas estava prevista para hoje. Cinquenta e cinco empresas compraram o edital. A suspensão foi motivada por três pedidos de impugnação.
O edital prevê a parceria entre a prefeitura e um investidor privado para realização dos serviços de varrição, coleta, destinação e tratamento dos resíduos domésticos gerados na cidade. Esta é a quarta tentativa da prefeitura de contratar o serviço. As outras três foram barradas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Pelo modelo proposto no edital, a empresa ficaria responsável pelo serviço por 20 anos e deveria implantar um aterro sanitário para destinação de rejeitos, além de uma unidade de triagem, separação e tratamento do lixo orgânico. Só para instalação da planta de separação e do aterro o investimento previsto é de R$ 103 milhões. Uma das atribuições da empresa será o encerramento do aterro do Pau Queimado, interditado em 2007 pela Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo).
A previsão da Administração é que, em maio, os pareceres sejam concluídos. A prefeitura ainda informou que aproveitará esta pausa para esclarecer dúvidas apresentadas pelos membros do Fórum de Gestão de Resíduos de Piracicaba, organizado pelo Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e referendado por 34 entidades e organizações ambientais.
Fonte: Jornal de Piracicaba