Começou ontem a Campanha Nacional contra Influenza A. Na cidade de Piracicaba, o balanço com o número de idosos, gestantes e crianças (de seis meses a dois anos incompletos) que foram imunizados só será concluído amanhã. Mas a Vigilância Epidemiológica Municipal garante que a presença de quem tem mais de 60 anos foi satisfatória.
A vacinação, que pela primeira vez previne numa única dose a gripe sazonal e a influenza A (H1NI), será realizada até o dia 13 de maio. A estimativa das autoridades de Saúde é que 62.300 mil pessoas recebam a vacina na cidade.
É possível encontrar a vacina em 60 postos, incluindo todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Programas de Saúde da Família). Durante a primeira semana, a população também pode recorrer a postos ambulantes que ficarão em 16 pontos da cidade (ver relação abaixo). No próximo sábado, Dia da Mobilização Nacional Contra a Gripe, serão 54 postos vacinando durante todo o dia na Zona Urbana. No dia 7 de maio, serão 17 postos na Zona Rural.
“No primeiro dia, a procura maior foi de idosos, que na maioria são aposentados e têm mais tempo. Acredito que as gestantes e as crianças venham mais no sábado, porque os pais e mães trabalham durante a semana”, enfatizou a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica Municipal, Jaqueline Arnosti.
Fonte: Jornal de Piracicaba