Usuários da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na cidade Piracicaba reclamam da lentidão no atendimento, atribuído principalmente ao déficit de funcionários. A unidade do serviço na cidade Piracicaba conta com 22 servidores, 11 a menos que o número ideal, conforme estimativa do Sindicato da Saúde e da Previdência Social (Sinsprev).
Segundo a entidade, o problema se agravou há quatro anos, quando atendentes do INSS de Piracicaba foram transferidos para cidades como São Pedro (SP), Rio das Pedras (SP) e Artur Nogueira. A agência, no Centro, atende em média 500 pessoas por dia. A sobrecarga, conforme os funcionários, prejudica a população.
Além disso, há problemas de organização. Imagens feitas com uma câmera escondida mostram situações inadequadas em diferentes salas da agência, como computadores antigos em cima de armários, documentos no chão e arquivos espalhados. No banheiro, faltam azulejos e um arame é usado para segurar papel higiênico.
Resposta do INSS
Sobre a falta de estrutura do prédio e o déficit de servidores, a assessoria de imprensa do INSS informou que o órgão está “trabalhando para melhorar as condições”. A previsão, segundo o INSS, é que até julho cerca de 1.500 servidores comecem a trabalhar em todo o estado. Não foi informado, porém, quantos devem vir para Piracicaba. Em relação aos documentos espalhados, não houve retorno da assessoria.
Fonte: G1