Parque Tecnológico é inaugurado em Piracicaba seis anos após concepção

Com vários setores já em atividade, o Governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (21) o Parque Tecnológico Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek, em Piracicaba (SP). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou da cerimônia, seis anos depois da idealização do projeto pelo Estado e a 47 dias do primeiro turno das eleições municipais.

“A inauguração é apenas uma formalidade. As empresas já estão funcionando. É a mistura da prática com a teoria no setor tecnológico”, justificou o governador. Em discurso, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), exaltou a obra. “A gente não fica enrolando. As ideias saem do papel”, afirmou. Sobre a inauguração com as atividades em andamento, o chefe do Executivo deu explicações. “A inauguração é só do prédio. Já tem até turma formada na Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia)”.

Localizado em área de 680 mil metros quadrados no bairro Santa Rosa, às margens da Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga Piracicaba a Limeira, o Parque Tecnológico reúne instituições com pesquisas na área de biocombustíveis. Além da Fatec, o parque abriga unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) e a Raízen.



O presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Ângelo Frias Neto, disse entender porque o Parque Tecnológico foi inaugurado anos depois de entrar em funcionamento. “Não foi na velocidade que nós queríamos para as indústrias da cidade. Entendemos que o andamento foi prejudicado, mas cada parte precisa passar por burocracia. Mas é uma conquista importante”, opinou.


O prédio recém-inaugurado vai reunir setor administrativo, incubadora de empresas de tecnologia, laboratório e centro de eventos. O local, de 6 mil metros de área construída, tem espaço para 27 laboratórios. Segundo a Prefeitura de Piracicaba, de 12 empresas interessadas em se instalar no local, 8 já passaram por análise do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool).

Pesquisa com biomassa
O governo estadual informou que já investiu R$ 12 milhões no parque. Durante a inauguração, Alckmin assinou autorização de repasse de R$ 5 milhões para um projeto do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre gaseificação, que será realizado em Piracicaba. A pesquisa consiste em transformar a biomassa da cana em gás. E a partir desse gás remontar as moléculas e transformar em produto, como por exemplo o biocombustível.

Fonte: G1





Deixe seu comentário