A Prefeitura de Piracicaba informou nesta segunda-feira (06) que vai multar a empresa Delta, que era responsável pela coleta de lixo e varrição de ruas até o último sábado (04). A empresa já recebeu a notificação do município, mas o valor da penalidade não foi divulgado.
A multa, conforme a Prefeitura, terá como base o volume de lixo que deixou de ser recolhido nos últimos dias de contrato com a empresa. A Delta informou que cumpriu “rigorosamente” o acerto que tinha com a Prefeitura. Piracicaba gera, por mês, cerca de 10 mil toneladas de resíduos.
A população começou a reclamar de acúmulo de sacos de lixo nas ruas na semana passada, quando a Prefeitura anunciou que não renovaria o contrato com a Delta, já que tinha assinado novo compromisso, na modalidade de Parceria Público-Privada, com o Consórcio Piracicaba Ambiental.
Período de transição
O consórcio assumiu os trabalhos no domingo (05) e informou que a normalização do serviço de coleta deve acontecer até quarta-feira (08). Em nota, a Delta informou que executou os serviços “normalmente” até o encerramento do contrato. A empresa relatou, no entanto, que faltou mão-de-obra.
“A Delta foi prejudicada pela ausência no trabalho de vários coletores, cooptados pela nova empresa que assumiu esta função no município. Estes funcionários ainda estão vinculados à Delta e não poderiam estar atuando com um novo contratante até a devida regularização funcional. Esta situação, que eventualmente tenha gerado problemas pontuais na coleta, já era de pleno conhecimento da Prefeitura e do sindicato local.”
Fonte: G1